Buscar
  • Danilo Zafani

Saiba definitivamente como o lucro influencia o caixa da sua empresa


Vejo muito empresário confundindo o que ele teve de sobra ou falta de caixa em um mês com lucro ou prejuízo da empresa.


Apesar do lucro estar diretamente ligado ao caixa e vice-versa, os dois são completamente distintos.


Enquanto que o lucro demonstra a capacidade operacional da sua empresa, isto é, relaciona vendas com despesas, o caixa demonstra as entradas e saídas de dinheiro dela.


Para que sua empresa tenha um caixa saudável é importante que ela tenha lucro (a diferença entre vendas e despesas dentro de um certo período, independente de quando serão pagas ou recebidas).


Se sua empresa apresenta prejuízos recorrentes, sinto muito em lhe dizer, mas ela está fadada à falência.


Você pode até estar tomando empréstimos para cobrir o caixa, mas em um determinado momento você não conseguirá pagar mais nada. Ou seja, você está tomando fôlego com um balão de oxigênio pela metade.


Isto é o que chamamos de você estar financiando sua empresa com capital de terceiros, isto é, de bancos. Mas não significa que ela tenha lucro. Ao contrário, você só está se endividando.


Por isto é importante você saber como o lucro influencia o caixa. O lucro é o indicador mais importante da sua empresa e você precisa saber dele. O caixa é tão importante quanto o lucro, mas sem lucro, em um momento você não terá mais caixa.


De uma vez por todas:


1) Lucro: diferença entre vendas e despesas, independente de quando o dinheiro entrará ou sairá do caixa.


2) Caixa: entradas e saídas de dinheiro da empresa, provenientes das vendas, dos gastos e de empréstimos, ou seja, movimentação de dinheiro.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo