Buscar
  • Danilo Zafani

Você pode melhorar o seu negócio na crise

Atualizado: 14 de Jul de 2020


Todo movimento diferente daquilo que fazemos é bom para nos tirar da zona de conforto. Se tem algo que o ser humano é bom, é se adaptar, ser criativo.


A crise muitas vezes nos mostra caminhos que a gente já até sabia que deveria trilhar, mas que estávamos deixando mais para frente, pois o que estávamos fazendo estava dando certo. Pocrastinamos e deixamos para frente o que deveríamos fazer hoje.


E, justamente na crise, é que você pode melhorar o seu negócio. Ela te ensina e força a fazer diferente, a se reiventar.


Mas está bom Danilo, como eu posso melhorar o meu negócio na crise?


Começando por ter números para tomar decisões. Mas não qualquer número. Você precisa de controle financeiro para seu negócio.


Você precisa, antes de tudo, enxergar seu lucro e saber para onde está indo sua empresa, qual o caminho ela está seguindo.


Você só pode melhorar seu negócio de forma consistente a partir de sua organização financeira, senão tudo sempre será chute.


Por exemplo, você pode adotar uma redução de custos com aluguel de imóveis para melhorar seu negócio. Mas você sabe exatamente o quanto precisa baixar de despesas para compensar as perdas de faturamento com a crise?


Você sabe exatamente qual é seu ponto de equilíbrio para entender qual a estrututra mínima de despesas fixas de sua empresa?


Você vai colocar um delivery em seu negócio. Mas qual o custo e o retorno com ele? Você precisa melhorar o preço de seus produtos para isto? Você pode fornecer descontos? Até qual limite?


Todas estas decisões precisam ser baseadas em números. Assim você pode melhorar seu negócio com a crise. Mas você precisa agora, neste momento, olhar de outra forma algo que sempre deixou para depois: a gestão financeira de sua empresa. Ela é o cérebro pensante. Ela é racional. Ela indica onde você pode melhorar seu negócio de forma tangível.


Portanto meu amigo empresário, comece a fazer diferente, se prepare mais, seja mais estrategista, tome decisões em cima de planejamento, principalmente planejamento financeiro. Desta forma você pode melhorar o seu negócio já, mesmo neste momento de crise.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo