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  • Danilo Zafani

Você deveria saber esta diferença na hora de precificar suas mercadorias


Uma das maiores dificuldades que encontro entre os empresários é referente a eles não saberem como precificar seus produtos para a venda.


Eles não sabem se estão praticando um preço certo e se estão ganhando dinheiro com suas vendas. Normalmente acham que estão ganhando bastante dinheiro.


Porém, quando pergunto qual a margem do produto e qual o markup que estão utilizando eles se confundem completamente e não sabem me responder.


Então você deveria saber esta diferença na hora de precificar suas mercadorias: markup não é o mesmo que margem.


O markup, como o próprio nome diz, é um percentual colocado sobre o preço de custo do produto para chegar a um valor de venda.


Já a margem é uma função do preço de venda, ou seja, aqui no nosso caso é o que sobra após o custo da mercadoria vendida.


Mas aqui o mais importante não é a definição do conceito, mas sim o que cada um representa. Tenho visto muito empresário se enganar ao colocar, por exemplo, 100% de markup sobre o custo de um produto e achar que está ganhando muito dinheiro.


Mas ele esquece que tem o custo da mercadoria a pagar. Além do custo, ele também esquece que muitas vezes dá desconto. E além dos custos e descontos, ainda existem as outras despesas variáveis a pagar.


Então vamos fazer as contas para ficar mais claro?


  • Custo do produto: R$ 10,00

  • Markup: 100%

  • Preço de venda: R$ 20,00

  • Margem: R$ 20,00 - R$ 10,00 = R$ 10,00

  • Margem %: R$ 10,00 / R$ 20,00 = 50%


Coloquei um exemplo bem simples aqui para que você entenda: você não está ganhando 100%, mas sim 50% após deduzido o custo da mercadoria. E tem muito empresário que acha que ganha 100%.


A situação fica ruim quando o empresário ainda dá desconto. Aí a margem pode despencar. Vamos ver o mesmo caso acima com um desconto de 30%?


  • Custo do produto: R$ 10,00

  • Markup: 100%

  • Preço de venda: R$ 20,00

  • Desconto: 30% = R$ 6,00

  • Venda líquida (após desconto): R$ 20,00 - R$ 6,00 = R$ 14,00

  • Margem: R$ 14,00 - R$ 10,00 = R$ 4,00

  • Margem %: R$ 4,00 / R$ 20,00 = 20%


Veja que, na verdade, você achava que colocando 100% de markup sobre o custo de uma mercadoria você ganharia o dobro, mas no final, só considerando o que vai sobrar, você vai ganhar apenas 20%, ou seja, R$ 4,00 dos R$ 20,00 de preço de venda que colocou.


Viu como o markup pode lhe enganar se você não conhecer sobre margem também? E não conhecer a estrutura de custos da empresa?


Por isto a organização financeira é importante para as tomadas de decisão na empresa, inclusive precificação.

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