Buscar
  • Danilo Zafani

Você conhece estes 3 pontos fundamentais das finanças de sua empresa?


Trabalho há muito tempo com consultoria e assessoria financeira para micro e pequenas empresas e existem 3 fatores principais que sempre precisam ser analisados quando se quer saber para onde o lucro da empresa está indo.


Quando você começa a analisar estes 3 fatores você tem dimensão da saúde financeira de sua empresa e pode ajustar o percurso para que o seu lucro apareça.


Estes 3 principais fatores são: as compras, o endividamento e as retiradas de lucro.


Muitas vezes, após fazer todas as análises de lucratividade, verifico que a empresa operacionalmente é saudável, mas está sempre sem dinheiro.


Então vou analisar os fatores mencionados acima. Não me surpreendo quando vejo que está sendo comprado além do que se deveria, ou seja, o dinheiro está indo para o estoque.


Outras vezes verifico que o lucro gerado não é suficiente para pagar os empréstimos da empresa. São tantos empréstimos tomados para gerar capital de giro ou alavancar o crescimento, que o valor do lucro é utilizado totalmente para pagar as parcelas destes empréstimos.


Por fim, quando analiso as retiradas dos sócios, também verifico que o lucro está indo para o bolso dos sócios e deixando a empresa cada vez mais pobre, sem capacidade de pagar seus compromissos.


Por isto, fique atento e sempre analise estes 3 fatores e tenha equilíbrio entre eles se você quiser ver o lucro de sua empresa: compras, empréstimos e retiradas.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo