Buscar
  • Danilo Zafani

Saiba para onde vai o dinheiro das suas vendas

Atualizado: 14 de Mai de 2020


Quantas vezes você já se perguntou para onde que está indo o dinheiro das vendas da sua empresa?


A resposta para isto pode estar em diversas variáveis, mas vou tentar lhe mostrar as principais delas, para que você possa ter maior clareza sobre vender e não ver o dinheiro das vendas.


Uma primeira possibilidade pode ser o fato de você comprar mais do que necessita. Isto significa estar estocando mercadorias além da necessidade de seu CMV (custo da mercadoria vendida) mensal. Logo, o dinheiro está indo para o estoque. Solução para isto: acompanhar os produtos que são vendidos e o estoque.


Outra possibilidade é a sua empresa não estar conseguindo ter lucro mensal e, pior ainda, já não ter capital de giro. Este fato faz com que seu endividamento aumente cada vez mais e você nunca vai conseguir ver o dinheiro das vendas. Solução para isto: acompanhar a lucratividade e o ponto de equilíbrio da empresa.


Existe também a possibilidade de descompasso entre recebimento das vendas e pagamento das despesas da sua empresa. Por exemplo, você vende em 10 vezes e paga tudo com 30 dias. Você precisaria de um volume muito grande de capital de giro para bancar a operação. Solução para isto: analisar políticas de pagamento e recebimento na empresa e acompanhar o fluxo de caixa.


Caro amigo micro e pequeno empresário: estas são as possibilidades mais comuns de você não estar vendo o dinheiro das vendas em sua empresa. É nítido que a solução para todas elas são controles financeiros para identificar onde está o problema e tratar dele antes que este tratamento não possa mais acontecer.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo