Buscar
  • Danilo Zafani

Saiba como reduzir custos em sua empresa

Atualizado: 2 de Jun de 2020


Quantas vezes você não teve certeza se as despesas e custos de sua empresa estavam adequados para a estrutura dela?


Na verdade, geralmente quando a empresa precisa passar por um corte de gastos, na mesma hora pensa-se em cortar mão de obra. Mas será que a mão de obra deve ser cortada? E a qualidade do produto e serviço oferecido? E a operação da empresa?


Para que você saiba exatamente sobre o que deve cortar ou não cortar, o que está passando do ideal ou não, a primeira coisa a fazer é controlar todas as suas entradas e saídas de dinheiro da empresa.


Feito isto, você deve preparar a demonstração de resultado do exercício (DRE), para o acompanhamento da variação das despesas mensalmente.


Com os dados em mão, você já pode analisar a situação da lucratividade de sua empresa. Porém isto não é o suficiente.


Você precisa analisar também dentro dos indicadores de seu setor, pelo faturamento de sua empresa, a proporção que cada despesa pode ocupar.


E como você pode fazer isto? Buscar informações pela internet sobre seu segmento em associações de categoria. O Sebrae também é uma ótima fonte de dados.


De posse destes dados você pode comparar com os dados de sua empresa para saber se suas despesas estão em um nível adequado ou não e o que você pode cortar.


Ou seja, para cortar despesas você precisa de informações. Informações de sua empresa e informações do mercado. Não adianta sair cortando achando que esta ou aquela despesa está pesando mais na empresa. E, principalmente, não sair cortando despesas com mão de obra antes de saber o que realmente precisa cortar.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo