Buscar
  • Danilo Zafani

Por que é importante acompanhar o fluxo de caixa da empresa


Você com certeza já deve ter ouvido muitas vezes sobre a necessidade de controle do fluxo de caixa da empresa e provavelmente por vezes ficou confuso com o assunto.


Como o próprio nome diz, o fluxo de caixa está associado ao regime de caixa das finanças da sua empresa.


O fluxo de caixa nada mais é do que as entradas e saídas de dinheiro da empresa ao longo do tempo. Ele é dividido em duas formas: o fluxo de caixa projetado e o fluxo de caixa realizado.


O fluxo de caixa realizado é exatemente o que entrou e saiu de dinheiro das contas da empresa, sejam bancárias ou sejam em dinheiro. Ele serve para tomar decisões de ajuste das contas, se o caixa está sendo deificitário ou não e se está corroendo o capital de giro do seu negócio.


O fluxo de caixa projetado, particularmente, é uma das mais importantes ferramentas financeiras da empresa. Ele mostra a projeção exata de entradas e saídas de dinheiro da empresa e lhe dá a possibilidade de intervir e tomar ações antes que ocorram problemas financeiros no negócio.


Diferentemente do regime de competência, que está ligado ao lucro de sua empresa, o fluxo de caixa está associado ao dinheiro disponível na empresa.


Você deve estar perguntando: mas como faço para controlar o fluxo de caixa da minha empresa? Normalmente os softwares que são contratados para gerir as vendas de sua empresa têm um módulo de fluxo de caixa (ou pelo menos de controle de contas a pagar e receber).


Geralmente empresas quebram pelo caixa (ou falta de caixa) e acompanhar o fluxo de caixa dá a possibilidade de se ter gestão financeira inteligente e segura para tomada de decisões.


E você, vai esperar o que para começar a entender mais sobre o fluxo de caixa de sua empresa?

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo