Buscar
  • Danilo Zafani

O que são despesas variáveis

Atualizado: 21 de Mai de 2020


Muitas vezes você já deve ter ouvido que é bom transformar despesas fixas em despesas variáveis. Mas o que são as tais das despesas variáveis? Elas ficam mudando os valores o tempo todo?


Bem, vamos lá responder estas dúvidas dos nossos empreendedores.


Antes de tudo, é importante saber que as despesas variáveis recebem este nome porque elas estão diretamente ligadas às vendas, isto é, elas variam como um percentual da venda. Logo, se não existem vendas, não existem despesas variáveis.


Alguns exemplos de despesas variáveis são: custo da mercadoria vendida, comissões sobre vendas, impostos, taxas de cartão. Estas despesas ocupam um percentual da venda.


É muito importante que você saiba quais são suas despesas variáveis e seus percentuais, pois todas as vezes que você faz uma venda você terá a incidência desta despesa. O que sobra da diferença entre venda e despesa variável é o que vai ajudar a pagar o restante dos gastos da empresa.


Além disto, separar as despesas variáveis dentre todas as despesas da empresa ajuda a achar a margem de contribuição do negócio. E, a partir da margem de contribuição é possível calcular o ponto de equilíbrio (assunto este já tratado em outro post).


Mais um conceito importante para você colocar em prática nas finanças do seu negócio.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo