Buscar
  • Danilo Zafani

Já aconteceu isto na sua conta bancária?


Começo o post de hoje lhe perguntando: Já aconteceu de caírem taxas ou pagamentos em sua conta que você nem imagina o que sejam? Já ficou desconfiado de ter sido passado para trás?


Falo com muitos empreendedores que não fazem um acompanhamento diário das contas, ou seja, não fazem a conciliação bancária e se surprrendem quando começam a fazer.


Independente de ser você ou de ser uma equipe a responsável pela operação financeira de seu negócio, diariamente deve acontecer a conciliação das contas bancárias, na primeira hora do dia, de todo o movimento financeiro que ocorreu no dia anterior na sua empresa.


A conta bancária nunca deve deixar de ser conferida pois podem ocorrer erros nela e, se isto é feito diariamente, estes erros podem ser corrigidos o mais rápido possível.


Por exemplo, você pode ter problema de "rato" na conta, isto é, alguém que possa estar lhe roubando. Se a conciliação é feita, dificilmente haverá roubo. Quanto mais controle, menor a chance de ter "ratos" na sua empresa.


Outro propósito da conciliação: verificar o quanto antes se seus clientes estão lhe pagando em dia. Caso não, imediatamente você pode iniciar a ação de cobrança.


Mais uma utilidade da conciliação bancária: garantir que os registros financeiros do software são uma fotografia das operações financeiras realizadas, para criar os indicadores da empresa de forma correta.


Portanto, a partir do momento que as entradas e saídas de dinheiro são conciliadas diariamente, você pode dormir mais sossegado, acompanhando se existem taxas cobradas erradas, desvios de dinheiro, pagamentos errados, débitos de clientes em aberto e qualquer outra coisa sendo debitada nas contas que não estejam programadas em suas finanças.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo