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  • Danilo Zafani

Nunca faça isto com desconto em vendas


Em várias empresas que atendo no comércio varejista quando começo a levantar os dados de vendas é impressionante uma questão: os descontos sem nenhum fundamento.


Quando pergunto ao dono do negócio por que ele está aplicando aquele desconto, é unânime a resposta: "Ah, porque meu concorrente também faz assim.".


Claro que em determinados mercados é obrigatório trabalhar com descontos. Mas o desconto não pode ser dado de qualquer forma, ele precisa ser planejado, precisa estar dentro de uma estratégia da empresa.


Seja qual for o seu negócio, desconto deve levar em consideração o custo da mercadoria. Não entendeu? Vou explicar: todas as vezes que você dá desconto em sua venda, você torna o custo da mercadoria mais caro, ou seja, sobra menos dinheiro para pagar as despesas fixas da empresa.


Por isto você deve analisar alguns pontos para dar descontos em vendas:


1) Analise como seu mercado opera em termos de descontos.


2) Analise se os descontos vão trazer clientes para seu negócio.


3) Analise qual sua margem de contribuição. Cada desconto que você dá aumenta seu ponto de equilíbrio, isto é, aumenta mais o valor que você precisa vender para pagar suas contas.


4) Analise quais os produtos que você deve dar desconto e quais não.


Estes são alguns dos fatores pelos quais você nunca deve sair dando desconto só porque seus concorrentes o fazem.


Além disto, e o serviço que você presta? Qual a qualidade dele? Muitos de seus clientes podem estar dispostos a pagar um pouco mais em seus produtos pela qualidade de seu atendimento.

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