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  • Danilo Zafani

Não deixe de criar categorias de despesa em seu negócio


No seu negócio uma coisa é certa: você deve controlar todas as entradas e saídas de dinheiro dele, cada centavo para ter informações financeiras no fim do mês.


E então você me pergunta: tá bom Danilo, eu vou então controlar as despesas e as receitas, mas não vai ficar uma bagunça para eu procurar as informações?


Categorizar as despesas de seu negócio significa isto: você deve criar categorias de despesas. Por exemplo, todos os salários dos colaboradores você vai colocar em uma categoria chamada salários.


Categorizando as despesas você vai conseguir enxergar de forma mais clara suas despesas quando elas estão em categorias e poderá acompanhar a evolução delas ao longo do tempo.


Isto facilita no momento em que você tiver que analisar todos estes dados: ao invés de você analisar 500 despesas, você vai analisar apenas 20 grupos de despesas, por exemplo.


Se você não categorizar as despesas você terá um grande problema: vai ser uma bagunça ao querer fazer qualquer tipo de análise para poder enxergar o resultado de seu negócio.


Para ficar mais claro como categorizar, vamos pensar como se você tivesse grandes sacos onde vai colocando as despesas do seu negócio: o saco da compra de mercadorias, o saco dos salários, o saco da internet e telefone, o saco das taxas de cartão, o saco das despesas bancárias e por aí vai.

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