Buscar
  • Danilo Zafani

Micro e pequenas empresas precisam de um caixa urgente

Atualizado: 14 de Mai de 2020


Começo este post, na verdade, dizendo que todas as empresas precisam de um caixa. Mas você, micro e pequeno empresário, precisa mais ainda dele e tem maior dificuldade em fazer este caixa em sua empresa do que uma média e grande corporação.


Se sua empresa não tem um caixa hoje a responsabilidade é sua que não fez ele ao longo de todo este tempo que você tem seu negócio aberto.


Neste momento de crise que estamos passando em nosso país, você precisaria de, no mínimo, 3 meses de caixa para amenizar os efeitos dela.


Talvez você não saiba (ou não sabia) ainda a importância de se ter um caixa na empresa, mas penso que a partir de agora deu para notar que nada será igual na sua gestão financeira daqui para frente.


Pois bem, então se você ainda não sabe como fazer este caixa, seguem alguns passos para que você o construa:


1) Primeiro de tudo você precisa ter o controle das despesas e receitas de sua empresa, das vendas, dos custos, do estoque, de tudo que se relaciona com a operação dela. Você pode fazer isto em planilhas (acho bem mais complexo) ou pode fazer isto por meio de softwares de gestão, que não custam caro.


2) Com os dados controlados, tudo que entra e tudo que sai, você mede a lucratividade de sua empresa através de uma DRE (procure nosso post que mostra como fazer a DRE).


3) Feita a DRE, você saberá se sua empresa tem lucro ou prejuízo e o quanto pode determinar para sua retirada de lucros mensal. É importante que você tenha uma retirada fixa, dentro das possibilidades da empresa.


4) Parte de seu lucro deve ser deixado na empresa para formar este caixa. Sugiro em um primeiro momento algo em torno de 50% dele nos seis primeiros meses para acelerar a formação do caixa e depois para a manutenção deste caixa, em torno de 20% a 30%. Mas isto pode mudar de negócio para negócio.


Note que este dinheiro ficará no caixa de sua empresa e você poderá acessar ele a qualquer momento. Ele também servirá para planos futuros. Tudo o que você quer fazer na empresa deve acompanhar planejamento e este é mensurável. Os números, se bem controlados, não mentem.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo