Buscar
  • Danilo Zafani

Gastar mais do que fatura! Erro simples, mas acontece muito!


Na sua vida pessoal você já deve ter ouvido que precisa encaixar os gastos dentro do que ganha para não ter problemas financeiros.


Na sua vida de empresário nada é diferente: os gastos da empresa devem ser encaixados dentro do faturamento dela para, pelo menos, chegar ao ponto de equilíbrio (não perder nem ganhar, isto é, ter lucro zero).


Eu tenho visto este descompasso entre receitas e despesas com muita frequência em clientes que atendo. Ou seja: gastar mais do que fatura! Erro simples, mas acontece muito!


Para ter a correta mensuração deste problema, antes de tudo, como sempre falo, você precisa controlar cada centavo que entra e cada centavo que sai de sua empresa.


Além disto, listei cinco variáveis de despesas que interferem diretamente no seu lucro e que fazem com que os gastos sejam maiores que o faturamento:


  1. Despesas fixas

  2. Retiradas de lucros

  3. Pagamento de empréstimos

  4. Compra de mercadorias

  5. Investimentos


Com relação às despesas fixas, se você não controla-las, enxugando ao mínimo possível, você está fadado a gastar mais do que fatura na sua empresa.


Se as retiradas de lucro não forem bem planejadas, elas podem também se tornar uma grande vilã e fazer sua empresa gastar mais do que fatura.


Pagamentos de empréstimos podem estar fazendo com que sua empresa gaste mais do que faturou.


As compras de mercadorias esvaziam o bolso da empresa e consomem todo o lucro quando não são acompanhadas de planejamento.


Por fim, os investimentos, se não forem planejados, diluem o lucro e acabam com o faturamento da sua empresa.


É um erro simples, mas gastar mais do que fatura, como eu disse, é mais simples do que se pensa. Para que isto não aconteça com sua empresa, minha dica é que você implante o controle e organização financeira já.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo