Buscar
  • Danilo Zafani

Esteja preparado para enfrentar crises financeiras


De tempos em tempos, no Brasil, nós empreendedores temos que enfrentar algum tipo de crise financeira.


Parece até que nascemos no meio de uma crise e vivemos o tempo todo no meio de crises que assolam nosso país.


E, tenazes que somos, estamos lá, dia após dia com nossos negócios, nossas micro e pequenas empresas, lutando e superando os obstáculos que enfrentamos. Claro que muitos quebram e não conseguem se recuperar.


Porém, você quer fazer parte dos que passam pela crise ou parte dos que sucumbem à crise?


Para você estar preparado para qualquer crise financeira que venha enfrentar em seu negócio, seguem algumas dicas valiosas para o enfrentamento:


1) Tenha um caixa para pelo menos três meses. É essencial que você não gaste todo o dinheiro que sua empresa lucra.


2) Conheça bem as despesas de sua empresa. Você precisa controlar cada centavo que sai de sua empresa para, num momento de crise, tomar a decisão certa sobre o corte de despesas.


3) Antecipe-se. Para se antecipar você deve ter o controle de sua empresa na palma de suas mãos. Você deve conhecer toda sua operação e tornar tudo tangível, em números.


4) Saiba exatamente qual o lucro que sua empresa tem. Sabendo seu lucro associado ao conhecimento de suas despesas, você consegue saber qual seu ponto de equilíbrio, ou seja, quanto sua empresa precisa vender para cobrir os gastos mensais dela.


5) Tenha uma empresa exuta, não desperdice o dinheiro com gastos desnecessários. Não deixe de tomar a decisão de cortar um gasto só porque dá trabalho para fazer a mudança que o corte do gasto trará.


Todas as dicas que mencionei acima se tratame de gestão financeira. Só vence, em momento de crise, quem está melhor preparado e pode se modificar rapidamente. E, para fazer qualquer mudança, você precisa conhecer muito bem a sua empresa, em números.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo