Buscar
  • Danilo Zafani

Despesas fixas podem sofrer alteração no valor mensal


O termo despesa fixa pode levar a uma visão errada sobre o conceito que realmente ele representa.


A grande verdade é que despesa fixa não quer dizer que o valor não pode se alterar de um mês para o outro.


Explico melhor: o conceito de despesa fixa está ligado a ela existir independente de ocorrer venda ou não. Mas, de um mês para o outro, pode acontecer variação no valor destas despesas. A única coisa é que elas não acompanham a alteração das vendas na mesma proporção.


Por exemplo, em uma loja, a energia elétrica é cobrada todo mês, independente de acontecer venda ou não e independente do volume de vendas da loja.


Alguns exemplos de despesas fixas são: energia elétrica, água e esgoto, telefone e internet, salário dos colaboradores, aluguel, monitoramento e segurança.


Mas para que eu preciso saber estes conceitos enquanto empresário? Despesa não é despesa?


Você precisa saber sobre a existência das despesas fixas se você quer ter um negócio melhor administrado do ponto de vista financeiro e ser cirúrgico quando precisar tomar qualquer decisão em relação à lucratividade de seu negócio.


Complicado? De forma alguma: saber separar as despesas em fixas e variáveis (já explicada em outro post) e acompanhar a evolução delas mensalmente lhe dá dimensão do dinheiro que pode estar vazando pela torneira na sua empresa.


Também é importante diferenciar as despesas justamente para entender qual o ponto de equilíbrio de seu negócio.


Portanto, controle e separe as despesas de sua empresa já.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo