Buscar
  • Danilo Zafani

Anote estas 5 dicas de controle de despesas na crise


O que todos nós já sabemos é que a crise causada pela COVID-19 não é algo passageiro nem que vai terminar rápido.


O cenário financeiro é incerto mesmo com as medidas de flexibilização adotadas nos últimos dias por estados e municípios.


Por isto, neste momento, é importante estar atento às despesas de sua empresa. As principais revisões estão em despesas fixas e investimentos. Já as despesas variáveis só ocorrem se houver vendas.


Abaixo seguem 5 dicas para controle de despesas durante a crise:


1) Reveja investimentos: todos os investimentos que você estava fazendo em sua operação devem continuar? Vão gerar retorno para você e sua empresa? Quando? Ou será que é melhor paralisar eles e garantir capital de giro?


2) Negocie aluguel e contratos com prestadores: com a crise prestadores de serviços e donos de imóveis estão mais suscetíveis a negociações de valores e prazos com seus clientes. Aproveite o momento para fazer uma boa negociação, analisando seu lucro e seu fluxo de caixa.


3) Paralise gastos com telefone e internet: neste momento, talvez sua empresa não esteja aberta. Então peça a suspensão imediata de telefone e internet. Negocie um parcelamento na sua conta de energia também.


4) Negocie prazos com fornecedores: seus fornecedores não querem deixar de receber e você precisa deles. Negocie, portanto, prazos para estender pagamentos, além de parcelamentos para os compromissos assumidos com eles.


5) Trabalhe em home office: colocar sua equipe administrativa em home office pode significar uma boa economia de despesas, com manutenção de instalações, energia elétrica, aluguéis e outros gastos que incorrem quando se tem a equipe em um escritório.


A grande verdade é que a partir da COVID-19 tudo vai mudar no mundo dos negócios e é bom você se acostumar que o que lhe trouxe até aqui não é o que vai garantir sua sobrevivência daqui para frente.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo